5 dicas para prevenir 90% das doenças cardiovasculares

A Sociedade Europeia de Cardiologia nos explica, 90% das doenças cardiovasculares podem ser prevenidas. Esse é, sem dúvida, um dado que nos chama a atenção e do qual desejamos falar hoje.

O presidente deste mesmo órgão deixou claro que a melhor forma de evitar a maioria das doenças associadas ao coração é mudar de hábitos de vida; e não só isso: também é vital manter firme o propósito de nos cuidarmos a cada dia.

Olhando assim pode parecer simples, mas atualmente os acidentes cardiovasculares continuam sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo. Assim, está claro que algo está acontecendo.

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Doenças cardiovasculares na mulher

Os trabalhos realizados sobre a incidência dos acidentes cardiovasculares e a sua prevenção, também centraram o seu interesse a diferença entre gêneros. Os dados que nos ofereceram na raiz desta conferencia são importantes e vale a pena considerá-los.

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  • Os problemas cardíacos são a principal causa de morte entre as mulheres na Europa, à frente inclusive do câncer.
  • As mulheres, caso sofram um infarto, tem 50% a mais de probabilidades de morrer em comparação aos homens, que tem 30%.
  • A Sociedade Espanhola de Cardiologia nos indica que os sintomas de um infarto são diferentes em homem e em mulheres. As mulheres costumam associá-los ao “cansaço”.
  • As mulheres prestam menos atenção à sua própria saúde. É habitual que foquem a sua preocupação nos demais e, em ocasiões, priorizem menos a si mesmas. Isso não deve ser assim.
  • A mortalidade cardiovascular em mulheres dá-se, principalmente, a partir dos 65 anos. Ou seja, é a partir do desenvolvimento da menopausa quando a mulher deve se cuidar mais.
  • Enquanto ainda estamos em idade fértil os estrogênios nos protegem frente a muitas doenças e o risco de trombose é menor.

Como prevenir as doenças cardiovasculares?

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1. Devemos nos conscientizar da importância de nos cuidarmos

  • Cuidar-se não significa comer mais fruta durante o dia ou sair para caminhar só uma vez por semana, quando bem nos convém.  É algo tão importante como respirar e deve ser sua prioridade a cada dia, não apenas no momento em que seu médico anuncia que seu colesterol está alto.

Aproveite os seus Hobbies, suas amizades…. Priorize também os seus momentos de ócio.

2. Aumente o consumo de cítricos

  •  Segundo um estudo da Universidade de Oxford (Reino Unido), o consumo regular de frutas cuida de nossa saúde cardíaca, principalmente se são cítricos.
  • As laranjas, os limões  são muito eficazes para combater o colesterol e evitar que as placas de gordura se acumulem nas artérias. Como recomendação, lembre-se de que é melhor consumi-las de forma natural e não em sumos.

3. Não se esqueça das revisões periódicas

  • Muitas doenças cardíacas acontecem de forma assintomática. A partir dos 40 anos que temos um risco maior, onde o colesterol começa a apresentar problemas, e é algo que precisamos notar.
  • Siga atentamente a sua tensão e não deixe de estabelecer revisões médicas periódicas para cuidar da saúde do coração.

4. Saia para caminhar meia hora

Os cardiologistas nos indicam que o mais saudável para evitar, na medida do possível, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares é praticar 45 minutos diários de exercício cardiovasculares.

Assim, não deixe de sair todos os dias para caminhar, andar de bicicleta, nadar ou inclusive dançar, por exemplo.

5. Alimentos que são bons para o coração

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