Como prevenir e tratar Cravos e Espinhas em casa

Como prevenir e tratar Cravos e Espinhas em casa
5 (100%) 4 votos

As espinhas conhecidas por muitos como acne faz parte da vida de boa parte dos jovens, principalmente na adolescência com a entrada na puberdade e a mudança dos hormônios, elas começam a dar seus primeiros sinais podendo seguir até a fase adulta. A espinha se origina quando os folículos pilosos da pele ficam obstruídos devido ao excesso de sebo que é produzido pelas glândulas sebáceas,  é onde se forma o ambiente propicio para as bactérias se instaurarem, gerando a inflamação na pele.

Existem diferentes graus de acne, no Grau I: a pele fica coberta de cravos, no Grau II: aparecem pontos avermelhados por todo o rosto,  e o grau III: é onde as bactérias intensificam o processo inflamatório, já o Grau IV: é a combinação de cravos, pontos avermelhados na pele e amarelados.

No mercado há muitos produtos e tratamentos á base de cremes, pomadas,e até retinoides de uso oral apenas, para casos mais graves.O recomendado é procurar  um tratamento ideal junto com um dermatologista, hoje o que mais é usado em casos graves de acne, é a isotretinoína que  é vendida apenas com receita, ela tem correspondido com bons resultados em muitos pacientes e até resolvendo definitivamente o problema da acne em algumas pessoas.

Mas caso seu grau de acne não seja tão grave, é possível tratar em casa com apenas alguns cuidados, e em apenas alguns dias já notar a melhora na pele.

Cuidados que você deve ter:

  • Não cutuque a espinha ou tente espreme-la pois, assim você poderá aumentar a inflamação devido a sujeira que pode estar na sua mão ou alojada em baixo da unha.
  • Mantenha sua pele sempre bem higienizada, o ideal é que seja lavada no máximo 3 vezes ao dia pela manhã, tarde e a noite com um sabonete neutro. Para quem sofre com pele muito oleosa, nunca lave mais que 3 vezes ao dia ,porque assim você estará estimulando as glândulas sebáceas a produzirem ainda mais gordura por achar que a pele está desidratada.
  • Nunca abuse das pomadas “secativas” de espinhas, aplique somente na área afetada de acordo com as instruções da embalagem do produto, porque em excesso poderá ressecar a pele, causando vermelhidão e não auxiliando na cura da espinha.
  • Evite comer alimentos em excesso como: chocolates, bolachas, massas, amendoim, pois esses alimentos  podem  estimular a produção da testosterona e estimular a oleosidade na pele.
  • Inclua na alimentação mais Legumes, Frutas dando preferências as cores amareladas e alaranjadas (Mamão, Manga, Batata Doce), Folhas Verdes, e peixes ricos em ômega 3 (Sardinha, Salmão, Arenque, Atum) esses alimentos possuem propriedades anti-inflamatórias.
  • Beba sempre bastante água, no mínimo 2 litros por dia para uma boa hidratação da pele e a  eliminação de toxinas

Com esses cuidados, você terá uma boa prevenção, podendo tratar e obter melhoras da sua acne em casa! Caso você não veja resultados eficientes na sua pele, procure um dermatologista que assim ele lhe dará um tratamento de acordo com sua necessidade.

DEIXE SEU COMENTÁRIO