Efeito sanfona – Dicas para perder peso e não voltar a engordar

Gostou do post? Avalie!

Efeito sanfona – Dicas para perder peso e não voltar a engordar. Você se mata por 3 meses de dieta, emagrece, fica feliz, acaba relaxando.. engorda de novo. Infelizmente esta é a realidade de muita gente em busca do emagrecimento, a do efeito sanfona. Nada mais desanimador do que não conseguir manter os resultados do seu esforço.

A boa notícia, porém, é que por mais difícil que pareça, é possível manter seu novo peso. É tudo uma questão de planejar melhor seus objetivos e, principalmente, não se deixar levar por aquela perda de peso inicial, que te ilude a acreditar que pode voltar a comer tanto quanto antes. A reeducação alimentar não é uma coisa temporária, mas algo para levar pra vida.

17_jpeg5cd59e2e009bb3e96d860e0f809b28ef

Além disso, é importante ter em mente que existem ótimas dietas de emergência, mas que não servem para o longo prazo. Você precisa pensar mais à frente para conseguir conquistar e manter um corpo bonito.

Metas Reais Definidas e Sem Radicalismo

Não é positivo querer conquistar o peso de 20 anos atrás e pensar que será muito fácil manter o mesmo, sem sacrifícios difíceis. Antes de qualquer coisa, você deve enfrentar a realidade e entender o que é possível e necessário mudar no seu corpo. Dessa forma, você vai perceber como será mais fácil manter a sua meta.

Mais uma dica é não ter pressa, já que o emagrecimento é saudável e excelente para auto-estima, porém é necessário ter cautela para atingir os objetivos de modo saudável. Então, nada de ficar apenas nos regimes radicais.

As grandes perdas de peso em período curto prejudicam o organismo, e no geral, levam à rápida recuperação dos quilos eliminados. Pode ser uma alternativa para quando você quer usar uma roupa que não serve mais, no entanto, é algo apenas momentâneo. Não se deixe levar por algo que pode prejudicar sua saúde.

O ideal é não seguir radicalismo algum, já que a recomendação é nunca passar fome.  O importante é comer uma porção não muito exagerada, e tentar compensar o consumo de calorias ao alimentar-se de alimentos mais saudáveis na refeição seguinte. E sempre manter uma rotina de exercícios, o que vai ajudar muito a moldar seu corpo.

Definindo a Dieta Ideal

É importante encontrar a dieta ideal para você. Cada indivíduo deve selecionar o programa alimentar que combine com o próprio estilo de vida. Ou seja, uma dieta pode ter funcionado muito com uma amiga, mas não dar certo como você. Isso é comum.

Quando você perceber que encontrou a melhor dieta, mantenha a disciplina e fique atento às mudanças. É importante entender que o organismo se acostuma ao novo peso, isso desde que você não volte a exagerar. Então, nada de largar a dieta e achar que está tudo certo e perfeito para sempre. O esforço deve ser contínuo.

Pra encerrar, sabe a melhor dica para saber se você está conseguindo manter o peso? Faça uma conta e veja se conseguiu manter o peso perdido pelo número de meses equivalente. Ou seja, se foram perdidos 10 quilos, é necessário permanecer 10 meses sem alterações no ponteiro da balança. Se você conseguir, é sinal de que o efeito sanfona ficou mesmo para trás.

DEIXE SEU COMENTÁRIO