5 remédios caseiros para tratar a gengivite e periodontite de forma natural

Como se livrar de gengivite. Em quase todos os casos, gengivite – ou doença na gengiva – é causada pela limpeza imprópria de dentes e gengivas. Se você sente que a sua gengiva está inchada e sangra durante a escovação, cuidado! Você pode estar com inflamação na gengiva, mais conhecida como gengivite.

Quando deixamos de escovar os dentes três vezes ao dia e usar o fio dental, podemos desenvolver gengivite. Se a gengivite não for tratada, pode passar para uma doença chamada periodontite que é uma infecção mais grave do que a gengivite e pode levar à decomposição dos dentes.

Por isso, se você está apresentando os sintomas de gengiva inflamada, veja como melhorar a saúde dos seus dentes e evitar problemas maiores no futuro.

1. Coma cebola

As cebolas têm propriedades antissépticas e antimicrobianas que ajudam a tratar infecções bucais que podem irritar suas gengivas. A cebola também possui enxofre em sua composição o que proporciona alívio para a dor e os sintomas causados pela gengiva inflamada.

Basta cortar um pedaço de cebola crua e mastigar por alguns minutos para aliviar a dor. Você também pode fazer um pouco de suco de cebola e aplicá-lo com um pedaço de algodão.

Repita este procedimento até a inflamação na gengiva desaparecer.

2. Faça bochechos com limão

O suco de limão fresco é uma forma fácil e eficiente de aliviar a dor e as gengivas inflamadas.

Esse suco possui compostos antibacterianos que tratam as infecções e criam uma barreira protetora contra as bactérias que causam mau hálito. Basta misturar o suco de limão em água morna e bochechar normalmente.

Faça esse bochecho três vezes ao dia após a escovação.

3. Aplique óleo de cravo

Já ouviu falar em óleo de cravo? Esse é um óleo essencial que pode ser adquirido em casas de produtos naturais ou pela internet.

O óleo de cravo possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que diminuem o número de bactérias causadoras da gengivite. Aplique o óleo de cravo na gengiva, com um chumaço de algodão, e deixe agir por dois ou três minutos.

Faça essa aplicação duas vezes por dia.

4. Suco de mirtilo

Mirtilo não é muito fácil de conseguir no Brasil, mas você pode conseguir o suco orgânico em casas especializadas ou via internet. O suco orgânico de mirtilo é rico em antioxidantes e tem ação anti-inflamatória.

Além disso, tem a capacidade de regular o pH da boca, melhorando a saúde da gengiva.
Basta tomar 1 copo de suco de mirtilo por dia.

5. Peróxido

Um enxaguante com peróxido de hidrogênio pode ajudar a controlar a gengivite, pois é um poderoso antimicrobiano que ajuda a combater infecções. Fazer o enxaguante de peróxido de hidrogênio é fácil.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de peróxido ou (20 ml)
  • 1/2 xícara de água Instruções

Basta misturar o peróxido na água e bochechar por dois minutos depois de escovar os dentes. Repita o bochecho duas ou três vezes por dia.

Se você usar esses remédios e não perceber melhoras na condição da sua gengiva, procure um dentista para saber a causa e iniciar um tratamento mais adequado.