Existe um horário do dia em que seu olfato está mais aguçado, o que aumenta sua fome e te faz engordar

Se você se alimenta bem ao longo do dia, mas ainda assim tem dificuldade em resistir a um lanche mais calórico à noite, saiba que o apetite aguçado pode estar relacionado ao olfato mais apurado, que aumentaria sua fome.

Pelo menos é o que indica um estudo realizado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, que descobriu que a sensibilidade do olfato varia ao longo das 24 horas e seria maior no período que antecede o sono.

Olfato aguçado à noite pode aumentar o apetite

Para chegar à conclusão, os pesquisadores avaliaram 37 adolescentes entre 12 e 15 anos de idade para que, durante nove dias, adotassem um calendário específico para a observação do relógio biológico, que regula tanto o sono, como outros processos no corpo, incluindo o metabolismo.

O resultado da pesquisa mostrou que o olfato dos jovens apresentava pico e sensibilidade às nove horas da noite, aproximadamente, o que poderia fazer com que o desejo por alimentos fosse maior no período. O estudo ainda descobriu que o fluxo mais baixo do olfato ocorria entre duas horas da madrugada e dez da manhã.