Xarope de beterraba para combater anemia, tosse e secreções

O xarope de beterraba é muito eficaz no tratamento da anemia e de tosses com secreções.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que esta doença é o resultado de baixos níveis de hemoglobina no sangue, que é causada pela fraca presença de certos nutrientes importantes. A anemia pode aparecer devido à falta de proteína, zinco, ferro ou vitamina B12. No entanto, o mais frequente (90% dos casos) é causado pela falta de ferro (anemia ferropriva).

Ferro contra anemia

O ferro é um nutriente vital e participa na produção de glóbulos vermelhos, bem como na canalização de oxigênio para as células do corpo. Mulheres em tempo fértil, crianças, lactentes, adolescentes e mulheres grávidas são geralmente os mais afetados pela anemia. No entanto, em relação ao sexo masculino, tanto idosos como adultos e adolescentes também podem estar sujeitos a esta doença.

Sintomas

Os sintomas da anemia não são muito específicos. Portanto, o exame de sangue é essencial para o diagnóstico. No entanto, é possível listar os seguintes sintomas:

  • Anorexia (falta de apetite).
  • Apatia (falta de encorajamento).
  • Problemas de aprendizagem em crianças.
  • Fadiga
  • Menos disposição para trabalhar.
  • Pele mucosa e pálida (parte do interior do olho, gengivas).

Para tratar esta doença é necessário incorporar ferro através de alimentos vegetais e animais. O ferro de origem animal é mais facilmente absorvido pelo corpo, por isso prefere comer carnes vermelhas, carnes de órgãos (coração, rins e fígados), frutos do mar não cozidos, peixes e carnes de aves. No entanto, caso esteja à procura de uma ajuda caseira e natural para atenuar alguns sintomas de anemia, prepare um xarope de beterraba!

Benefícios da Beterraba

beterraba possui um perfil nutricional impressionante. Eles são baixos em calorias, mas ricos em vitaminas e minerais valiosos. Na verdade, eles contêm um pouco de quase todas as vitaminas e minerais que você precisa.

Veja uma visão geral dos nutrientes encontrados em uma porção de 100 gramas de beterraba cozida:

Calorias: 44
Proteína: 1,7 gramas
Gordura: 0,2 gramas
Fibra: 2 gramas
Vitamina C: 6% do IDR
Folato: 20% do IDR
Vitamina B6: 3% do IDR
Magnésio: 6% do IDR
Potássio: 9% do IDR
Fósforo: 4% do IDR
Manganês: 16% do IDR
Ferro: 4% do IDR

beterraba também contém nitratos e pigmentos inorgânicos, ambos compostos de plantas que apresentam vários benefícios para a saúde.

Ajudar combater a inflamação

A inflamação crônica está associada a várias doenças, como obesidade, doenças cardíacas, doenças do fígado e câncer.

As beterrabas contêm pigmentos chamados betalains, que podem potencialmente possuir várias propriedades anti-inflamatórias. No entanto, a maior parte da pesquisa nesta área foi realizada em ratos.

O suco de beterraba e o extrato de beterraba mostraram reduzir a inflamação dos rins em ratos injetados com substâncias químicas tóxicas conhecidas por induzir lesões graves.

Um estudo em humanos com osteoartrite mostrou que cápsulas de betalaína feitas com extrato de beterraba reduziram a dor e o desconforto associados à doença.

Embora esses estudos sugiram que a beterraba tenha um efeito anti-inflamatório, estudos em humanos são necessários para determinar se a beterraba pode ser usada para reduzir a inflamação.

Xarope de beterraba para combater anemia, tosse e secreções

Ingredientes:

  • Água: ½ xícara.
  • Beterraba ralada: 2 unidades.
  • Rapadura picada: 1 xícara.

Modo de preparação:

  1. Coloque em uma panela com água, a rapadura e as beterrabas.
  2. Deixe ferver e espere 15 minutos.
  3. Assim que a temperatura baixar, filtre e tome uma colher três vezes ao dia.

NOTA: No caso de diabéticos, não tome este xarope.

Não negligencie o tratamento da anemia. Lembre-se de que o ferro é essencial para o corpo funcionar corretamente. Aproveite ao máximo este xarope! É o nosso conselho.